Neste artigo, vamos abordar alguns alimentos que devem ser evitados (ou caso não consiga, consumir de maneira moderada), para quem está em processo de dieta.
Granola
Meia xícara de granola fornece entre 200 e 300 calorias, 12 a 16 g de açúcar, 3 a 15 g de gordura (dependendo das variedades com mais ou menos pouca gordura) e quase 40 g de carboidratos.
E, como costumamos misturar granola com outro ingrediente, iogurte ou fruta, por exemplo, isso aumenta ainda mais seu valor calórico. Mesmo que você ache que começar o dia com uma tigela de granola é uma boa escolha saudável, você pode acumular 600 calorias facilmente, apenas no café da manhã.
Refeições congeladas
Obviamente, elas são superpráticas, econômicas, e levam poucos minutos para aquecer. Mas se sua refeição favorita de 300 calorias parecer uma excelente opção para emagrecer, pense novamente.
A maioria das refeições congeladas é embalada com sódio – uma única refeição é suficiente para cobrir sua dose diária – e muitos aditivos sintéticos.
O sódio faz você ganhar peso na forma de água, porque o corpo tentará manter o equilíbrio aumentando a sede. Haverá uma forte tentação de engolir uma bebida açucarada – centenas de calorias a mais.
O sal também torna os alimentos mais apetitosos, levando você a comer mais. Finalmente, o outro problema com as refeições congeladas é a frequente falta de fibras, o que proporciona uma sensação de saciedade. É provável que, pouco depois de comer, você vá direto para a cozinha para fazer um lanche.
Barrinhas
A maioria das barras de proteínas comerciais são bombas de açúcar, não muito mais saudáveis que uma barra de chocolate. Elas também podem conter muitos carboidratos, a ponto de os níveis de açúcar no sangue subirem rapidamente.
Alguns também contêm aditivos artificiais, como gorduras trans e xarope de milho com alto teor de frutose, ambos ligados à inflamação e obesidade.
Açaí
O açaí subiu ao topo da lista de alimentos saudáveis de maneira controversa. Além do que o açaí é mais caro do que outras frutas, não se tem confirmação das muitas virtudes que são atribuídas (ajuda para a perder peso). Melhor evitar.
Sucos de frutas
A fruta fornece muitas ótimas vitaminas e bons nutrientes. No entanto, se você apenas bebe sucos de frutas, perde a fibra da fruta propriamente dita. Até um suco de frutas 100% puro contém apenas calorias vazias e açúcar suficiente para subitamente aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Pipoca de microondas
A pipoca é um grão inteiro; portanto, não é razoável incluí-lo em sua lista de alimentos permitidos como parte de uma dieta. E mesmo a pipoca de microondas rotulada como “natural” ou “leve” conterá muitos ingredientes artificiais, além de sódio e manteiga – uma tonelada de calorias. Isso não significa que você deva se privar de pipoca, apenas coma com moderação.
Bebidas adoçadas artificialmente
A eliminação de bebidas açucaradas de sua dieta é uma escolha sábia, desde que você não as substitua pela versão “light” ou por bebidas adoçadas artificialmente.
Um estudo realizado, mostrou que os adoçantes artificiais podem realmente ajudar no ganho de peso, de maneiras que você não vê com açúcares naturais. Outros estudos mostraram que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente tem uma forte correlação com a ocorrência de demência e acidente vascular cerebral.
Alimentos sem glúten
Se você tem doença celíaca, pode e deve, é claro, comer alimentos sem glúten. Mas para aqueles que escolhem alimentos sem glúten, pensando que são mais saudáveis, vale a pena pensar um pouco.
Como os grãos alternativos são mais amargos do que seus pares (trigo, cevada, centeio) que contêm glúten, geralmente mascaramos essa amargura adicionando ao produto uma boa quantidade de açúcar. Esse açúcar é adicionado em uma infinidade de formas e nomes alternativos como camuflagem.
O problema é que muitos alimentos sem glúten contêm mais açúcares e carboidratos altamente glicêmicos no total do que seus equivalentes sem glúten.